DISCIPLINA: VDPMIE
Projeto xadrez na escola
Projeto xadrez na escola
Relato da experiência
Como disse o escritor, poeta e cientista alemão Johann Wolfgang Von Goethe “O xadrez é a ginástica da inteligência”. Sendo assim, esse projeto de xadrez na escola se justifica, pelo fato de, estimular o desenvolvimento das habilidades cognitivas tais como: atenção, memória, raciocínio lógico, imaginação, auto-estima. Tais habilidades são, sem duvida, importantes para a ampliação da competência leitora e escrita dos alunos. Assim, esse projeto proporciona aos alunos da escola a oportunidade de conhecer e aprender o jogo de xadrez e utilizá-lo para desenvolver suas habilidades cognitivas democratizando este jogo – arte – ciência e popularizando-o na escola, enfim, educando através da ética enxadrista.
Este projeto despertou na escola o interesse dos alunos necessitando formar várias turmas para o aprendizado do mesmo. Neste projeto trabalhamos com a mídia impressa que é um material preparado com orientações na forma de um manual de instruções que contém as regras de como fazer as movimentações das peças e exercícios de movimentação de peças. Também trabalhamos com o jogo no tabuleiro virtual, utilizando a internet e softwere de jogo. Este projeto está contemplado no projeto político pedagógico da escola que a alfabetização enfatiza e o letramento dos alunos nos diversos contextos respondendo mais eficientemente aos desafios de aprendizagem que o mundo contemporâneo coloca para todos os estudantes.
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<http://www.escolafranciscocristiano.hpg.com.br/index_formacao.html>. Acesso em:
13 de março de 2011.
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DISCIPLINA: GITV
Conclusão da Analise Comparativa entre os telejornais: Jornal Nacional (JN) e Jornal da Record (JR) exibidos em 22/04/2011
Analisando os dois jornais observo que ambos tentam manter o mesmo estilo. O JR e o JN são apresentados por um casal de jornalistas que se revezam na apresentação na apresentação das noticias. Nos dois telejornais o cenário é parecido. Os casais de apresentadores ficam em destaque num mezanino destro da redação. Os dois telejornais baseia-se no modelo americano trazendo a figura do casal de apresentadores para dar mais dinamismo à locução. Vestem-se com roupas sociais formais e cores discretas de modo que não chamem atenção do público.
O texto da narração, em ambos, é objetivo, coloquial e afirmativo o que ajuda prender a atenção dos telespectadores. São textos curtos que antecedem a apresentação das matérias ou as complementam. Os apresentadores dos dois jornais não emitem opiniões pessoais em seus textos.
Com referência aos textos narrados pelos apresentadores observo função diferente assumida em cada telejornal: No JN o texto narrado tem a função de chamar a atenção do telespectador, é uma síntese curta da matéria que será apresentada e ao final da matéria complementa acrescentando dados informacionais. No JR o texto também é curto e objetivo, mas tem como principal objetivo dar informações complementares antecedendo a matéria mostrada.
Nesta edição os dois telejornais apresentaram noticias mais curtas variando de um a dois minutos e uma reportagem com duração mais longa. Algumas noticias foram narradas pelos apresentadores enquanto mostrava imagens dos fatos ocorridos.
Ambos trazem uma série de reportagens especiais com temas diferentes. A previsão do tempo também é mostrada de forma parecida com um repórter apresentando com ilustrações e mapas.
Também nesta edição uma noticia veiculada nos telejornais teve duração aproximada e forma de apresentação parecida que foi a noticia da quadrilha que tenta extorquir dinheiro de uma senhora de 91 anos. Outras noticias veiculadas na edição observada, constato que algumas noticias um telejornal dá enfoque maior com reportagem, enquanto o outro apenas narra o fato enquanto mostra imagem.
No JR percebi que a cobertura nacional principalmente os destaques policiais é seu carro chefe, tendo um tempo maior para as noticias causadas pela violência dos centros urbanos e pelas operações das policias principalmente as noticias que causam comoção ou repercussão nacional, embora com tempo menor as noticias internacionais também tem espaço. Observei também uma preocupação deste telejornal em evidenciar os fatos ocorridos no dia.
Já o JN mostrou os fatos ocorridos no Brasil e no mundo dando um panorama geral, sem um aprofundamento das noticias. Fez uso de pequenos textos para complementar uma noticia e de recurso gráfico visual para ilustrar um fato (a morte de seis crianças no Maranhão) dando maior compreensão para o telespectador. As “chamadas” das noticias funcionaram com a intenção de prender a atenção e resumir para o telespectador o assunto a ser trabalhado.
Nesta edição percebi outro fator diferenciador: O JN deu um grande enfoque às comemorações da sexta-feira santa no Brasil e no mundo, enquanto o JR não mostrou nenhuma noticia dessas comemorações, se referindo apenas ao fato do feriado prolongado. Assim, o fato religioso também se evidencia nos telejornais.
Assim, termino minha analise comparativa destes dois telejornais.
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DISCIPLINA: Gêneros Informativos da TV
Para realizar está TAREFA terá que analisar de forma crítica uma entrevista ou debate televisivo. Ao fazer a análise você deverá identificar:
• o tema da entrevista ou debate;
• o tipo de linguagem usada (formal e informal);
• a maneira como entrevistador e entrevistado ou debatedor e mediador se tratam (com intimidade, distanciamento, respeito, ironia etc);
• as atitudes corporais;
• os movimentos de câmera;
• a entonação, ritmo e cadência de voz de cada falante.
• o tipo de linguagem usada (formal e informal);
• a maneira como entrevistador e entrevistado ou debatedor e mediador se tratam (com intimidade, distanciamento, respeito, ironia etc);
• as atitudes corporais;
• os movimentos de câmera;
• a entonação, ritmo e cadência de voz de cada falante.
Ao final, conclua suas observações retomando o que foi estudado no curso, os textos que foram lidos e também leve em consideração sua experiência como espectador.
Análise de uma entrevista
Programa: Marília Gabriela Entrevista
Emissora: GNT
Data de apresentação: 10/04/2011
Horário da apresentação: 22h 00
A entrevista foi ao ar no último domingo (10/04) tendo como convidado o ator Murilo Benício que falou do seu último trabalho na TV, a novela Tititi, e de sua carreira. A entrevista ocorreu em um clima descontraído, numa linguagem informal, ficando o entrevistado à vontade para responder as questões propostas pela entrevistadora que demonstrou conhecer bem o trabalho e a vida pessoal do entrevistado tendo respeito e carinho com a pessoa ali presente.
Como a entrevista aconteceu em clima descontraído e amigável, entrevistador e entrevistado se portaram bem à vontade com gestos corporais acompanhando o ritmo da conversa, que aconteceu numa entonação de voz tranquila sem alteração de volume.
As câmeras se alternavam ora fechando em quem estava falando, ora abria para a imagem de ambos.
Como expectadora aprecio o programa pela forma como é realizado e conduzido pela entrevistadora. Ela consegue deixar à vontade o entrevistado de forma que as informações possam emergir e desta maneira sendo ela mediadora neste contexto, esclarece estas informações ao público.
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DISCIPLINA: Gêneros Informativos na TV
Para realizar essa TAREFA, você deve ler o texto “Gêneros no telejornalismo”, de Guilherme Jorge Rezende, que se encontra na Biblioteca do curso. Em seguida, tome como referências as subcategorias da categoria Telejornalismo para identificar e apreciar os programas jornalísticos presentes nas grades das emissoras abertas de televisão no Brasil. Faça um apanhado geral dos programas e relacione-os às subcategorias descritas no texto.
CATEGORIA TELEJORNALISMO
Subcategorias | Programa | Emissora | Observação |
Entrevista | Marília Gabriela entrevista | gnt | Programa comandado por Marília Gabriela com entrevistas reveladoras e polêmicas, explorando ao máximo seus convidados. |
Reportagem | Ação | Rede Globo | Faz reportagens acerca dos projetos sociais desenvolvidos por entidades assistenciais |
Programa de Debate | Mesa Redonda | Gazeta | É um programa de grande credibilidade no meio esportivo. |
Documentário | Globo Rural | Rede Globo | Apresenta os principais acontecimentos do agronegócio e traz uma série de reportagens especiais produzidas no Brasil e no exterior |
Jornalismo Especializado | Esporte Espetacular | Rede Globo | Apresentado aos domingos de manhã ,trata dos principais acontecimentos esportivos da semana e transmissões ao vivo quando coincide os horários |
Telejornal | Jornal Nacional | Rede Globo | Em horário nobre traz os principais fatos do dia e reportagens especiais |
Programa híbrido - Variedades | CQC | Rede Bandeirantes | Com vários quadros, vai ao ar fazendo reportagens com muita sátira e humor. |
Programa híbrido - Talk show | Programa do Jô | Rede Globo | É um programa onde o entrevistador participa também da entrevista, interage com o público, com a banda fazendo da entrevista um show. |
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DISCIPLINA: A imagem na Mídia Impressa
A partir das diversas imagens que você identificou em jornais, revistas, álbuns, e/ou sites, selecione agora, no mínimo, três delas. Escreva um texto, de acordo com as seguintes orientações:
- Selecione imagens que tenham gêneros (fotografia, pintura, desenho, fotogramas etc.) e suportes diversificados.
- Selecione imagens que tenham gêneros (fotografia, pintura, desenho, fotogramas etc.) e suportes diversificados.
- Reflita sobre a função que as imagens selecionadas assumiram no decorrer do que você aprendeu no módulo.
- Faça também uma análise sobre os tipos de suportes e suas possibilidades a partir das imagens escolhidas.
- É importante que você analise especificamente cada uma das imagens e depois elabore uma reflexão envolvendo o conjunto.
- É importante que você analise especificamente cada uma das imagens e depois elabore uma reflexão envolvendo o conjunto.
- Conclua respondendo a questão: é possível educar com imagens?
As três imagens que selecionei retratam situações que nos possibilita uma reflexão acerca dos acontecimentos historicamente construídos pelo ser humano. Tem a função de expressar sentimentos e fatos que nos leva a uma reflexão da realidade.
O quadro pintado por Picasso é um óleo sobre tela e várias releituras podem ser feitas a partir de sua obra, como a do cartunista Ziraldo comemorando 100 anos de Picasso realizado em 1981.
A fotografia de Sophia Ristelhueber é uma fotografia colorida montada em alumínio e emoldurada, nos dá a possibilidade de criar e fotografar situações de bloqueio em nossa escola, nosso bairro, nossa cidade.
O desenho de José Antônio Veja Macotela é um desenho de caneta sobre papel e nos dá a possibilidade de trabalhar desenhos de outros órgãos de sentido em suportes diferentes para refletirmos sobre a sociedade capitalista em que vivemos.
Analisando especificamente as imagens na Tela Guernica de Picasso vemos retratado os horrores de uma guerra brutal. As figuras que aparecem na imagem representam a crueldade e a violência da guerra que destrói seres humanos, animais e afeta a cultura de um lugar.
Na imagem da fotografia vemos que as ações humanas deixam marcas e modifica uma paisagem. Na imagem vemos as barreiras construídas para impedir a circulação de automóveis palestinos. Vemos um cenário de lutas marcado num território de um conflito secular.
No desenho observamos a respiração de pessoas que trabalham e troca o seu tempo, sua força de trabalho por dinheiro numa sociedade capitalista que se apropria do tempo organiza e aliena as relações humanas.
A imagem é uma expressão, uma reflexão da realidade. A imagem nos faz refletir e buscar conexões com fatos guardados em nossa memória. Faz-nos reportar a conhecimentos já adquiridos. Nesse processo de reflexão e busca novos conhecimentos são agregados enriquecendo nosso processo educativo.
Desde que nascemos nosso primeiro contato é com a imagem, portanto, a imagem é a primeira, a principal forma de ver e expressar o mundo. E este é compreendido como imagem. A imagem antecede a linguagem oral e escrita. As primeiras formas de registro humano deixada nas cavernas foram feitas através da imagem. Esta foi a primeira fonte de conhecimento por meio da qual o homem construiu sua subjetividade.
Quando pensamos em um objeto, lemos um livro ou ouvimos a fala de alguém nossa mente vai construindo as imagens em nosso pensamento o que nos conduz a uma rememoração dos conhecimentos adquiridos e agrega novos conceitos.
Trabalhando com pessoas surdas percebo que para elas a imagem constitui sua linguagem primeira, visto que Libras é uma linguagem imagética. Esta linguagem antecede a oral e a escrita. Para o surdo seu pensamento é estruturado com base na imagem. Sua educação é constituída através da imagem. Com esse exemplo tento mostrar que através da imagem a educação acontece.
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DISCIPLINA: A imagem na Mídia Impressa
1. Faça uma leitura sobre a imagem selecionada tomando como base o campo estrito do objeto e o campo contextual.
2. A partir dos conceitos de reconhecimento e rememoração, identifique na imagem selecionada as informações que emergem da prática de reconhecer e da prática de rememorar.
2. A partir dos conceitos de reconhecimento e rememoração, identifique na imagem selecionada as informações que emergem da prática de reconhecer e da prática de rememorar.
1- A imagem mostra uma criança com idade entre quatro e cinco anos do sexo feminino de cor parda, cabelos e olhos negros. Ela está com um peque frasco de tinta em uma mão e na outra um pincel espalhando tinta em um grande mural. Pela disposição da cena acredito que ela está em uma escola e que este mural faz parte do trabalho desenvolvido pela sua turma.
2-A imagem me traz recordações da infância de minha filha, que também adorava desenhar e pintar. Me recordo de suas obras de arte deixadas nas paredes da casa, da alegria que sentia ao manusear as tintas, da liberdade que tinha para criar, deixando solta sua imaginação. Recordando os conceitos pedagógicos e estudos já realizados esta imagem mostra um pequeno recorte do trabalho desenvolvido nas escolas de educação infantil: possibilitar aprendizagem com o brincar, com a alegria de ser criança através de situações em que a criança sente prazer em realizar. É com essa alegria, com esse prazer que se inicia o processo de aprendizagem das crianças.
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DISCIPLINA: Gestão Integrada de Mídias na Educação
Projeto Pedagógico Integrado
Educação: Um caminho para a cidadania
Justificativa:
Para Alfredina Nery (2002) “não se compreende hoje em dia um aluno que simplesmente imita, repete mecanicamente copia e reproduz. Assim o aluno aprende experimentando, ousando, usando seus conhecimentos prévios, levantando hipóteses”.
Nessa concepção a escolha do tema proporciona ao aluno ser agente de seu próprio conhecimento, interagindo com os espaços pedagógicos da escola. Também a escolha do tema se prende ao fato de ser este um projeto a ser desenvolvido na escola em que trabalho durante este ano e fazer parte do PPP (Projeto Político Pedagógico) da UE (Unidade Escolar). As avaliações apresentadas no ano de 2010 e as discussões nas reuniões pedagógicas indicam que ainda temos na UE alunos que ainda não se apropriaram plenamente da cultura letrada. Isso significa dizer que embora tenhamos alcançado as metas estabelecidas, ainda temos desafios a superar. E para isso se faz necessário:
- A continuidade ao programa Ler e escrever da Secretaria Municipal de Educação;
- A superação dos índices referentes às competências na leitura, escrita e conhecimentos específicos do ciclo I e II;
- Ampliação do número de alunos alfabetizados ao longo do ciclo I;
- Maior proximidade entre os professores de SAP (Sala de Apoio Pedagógico) e SAAI (Sala de Apoio e Acompanhamento à Inclusão), para que as intervenções necessárias sejam feitas de modo efetivo;
- Contemplação nos planos dos professores da complementação de jornada atividade do programa ler e escrever;
- Instrução dos educandos para que possam apropriar-se dos diferentes tipos e gêneros textuais;
- Articulação dos projetos da escola, Xadrez, Imprensa Jovem, Jornal Escolar, Aluno Monitor, Grêmio Estudantil, Nas Ondas do Rádio, Hora da leitura, Show de Talentos, Quis Cultural, Música, Concurso Literário, Projeto Arco-íris, Sarau Cultural, Minha Terra e Blog da Turma aos planos de ensino das diversas disciplinas.
Para desenvolvermos os projetos, estabelecemos os seguintes objetivos:
– Aprofundar o processo de ensino e aprendizagem destacando a alfabetização e letramento para além das práticas tradicionais;
– Transcender o processo de construção do conhecimento de leitura e escrita;
– Redimensionar nosso conhecimento em relação às concepções de educação escolar;
– Destacar autores que contribuem para pensarmos a escola numa perspectiva de educação integrada;
– Proporcionar aos educadores espaços para utilização dos recursos tecnológicos e mídias disponíveis na escola como data-show, DVD, TV, filmadora, máquina fotográfica, computadores, etc.;
– Possibilitar intervenções pontuais aos casos de inclusão nas salas de aula, por meio da SAAI;
– Dar continuidade aos relatos de práticas entre os educadores da escola, bem como entre escolas e palestras com estudantes da educação;
– Socializar práticas educativas que priorizem atividades lúdicas e significativas;
– Desenvolver trabalho com a comunidade, estabelecendo parcerias para melhor acompanhamento da vida escolar dos alunos;
– Integração com espaços educativos e culturais do CEU (Centro Educacional Unificado) Alvarenga e parceria com a Casa de Cultura e Cidadania Eletropaulo;
– Incentivar o protagonismo infanto-juvenil através do grêmio, da criação da rádio da escola, da imprensa jovem, jornal da escola e bem como o envolvimento dos jovens nos demais projetos desenvolvido na escola.
Descrição das ações
Para atingir os objetivos estabelecidos em nosso projeto e atender as necessidades da UE utilizaremos os espaços de formação que acontecem semanalmente e conta com a maioria dos professores e a equipe gestora, para aprofundar estudo na parte teórica que contribuem para conhecermos melhor o processo de desenvolvimento cognitivo dos alunos e socializar as práticas pedagógicas vivenciadas na sala de aula bem como as discussões e participações dos projetos.
As reuniões de pais passam a ter um caráter formativo: em cada reunião um tema levantado através de pesquisa é discutido com base teórica previamente estudada nos grupos de formação.
Os projetos: Hora da leitura, Concurso literário, Arco-Íris, Sarau Cultural contarão com a participação de todos os alunos. Os demais projetos serão livres para os alunos participar de acordo com o seu interesse.
As coordenadoras pedagógicas da UE, juntamente com as demais pessoas da equipe gestora farão a intermediação entre os períodos, organizando os espaços pedagógicos para que nenhuma ação seja planejada e aplicada de maneira solidária.
As tecnologias e mídias da escola serão gerenciadas pela equipe gestora com calendários de agendamento para que todos possam utilizar de maneira que evite excesso de procura em determinados dias e horários e ociosidade em outros.
Não descreverei aqui cada projeto da escola, pois alguns já se encontram em andamento, mas falta finalizarmos a escrita, outros ainda estamos planejando e ainda precisaremos de um pouco mais de tempo.
Avaliação do projeto
Entendemos que para desenvolver o projeto faz-se necessário avaliação permanente em todos os espaços coletivos da escola. De modo que, em cada bimestre sistematizaremos os registros referentes à avaliação e encaminhamentos necessários para que possamos replanejar e reorganizar nossas ações educativas, pois compreendemos que estamos formando educadores e educandos para responder aos desafios que se apresentam ao longo da realização do projeto.
REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA
NERY, Afredina. Formação dos Professores. Disponível em:<http://www.escolafranciscocristiano.hpg.com.br/index_formacao.html>. Acesso em:
13 de março de 2011.
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DISCIPLINA: Gestão Integrada de Mídias na Educação
Diagnóstico do uso das mídias e do seu uso na escola.
Identificação das tecnologias e mídias presentes na escola.
A escola em que trabalho possui as seguintes tecnologias e mídias: sala de informática (equipada com computadores, acessórios, projetor de imagem e som); sala de leitura (equipada com livros, revistas, jornal, TV, vídeo, computador para pesquisa); TV e vídeo disponível em algumas salas de aula e em estantes móveis; aparelhos de som; pequenos acervos de filmes; livros didáticos (para todas as disciplinas e todos os alunos); caderno de apoio à aprendizagem (disciplinas de português e matemática).
Uso das tecnologias e mídias existentes.
Essas mídias e tecnologias são utilizadas da seguinte forma: o material didático é usado como um apoio à aprendizagem durante as aulas e na realização das atividades em casa; aparelhos de som, TV e vídeo são utilizados pelos professores no decorrer do trabalho em sala de aula como apoio à aprendizagem na realização de seus projetos disciplinares; a sala de leitura e informática faz pare da grade curricular como disciplinas de aprendizagem. Tem professor que ministra essas aulas. Semanalmente os alunos têm uma aula de leitura e uma aula de informática. Os professores dessas duas disciplinas têm horários semanais disponíveis para orientação aos alunos que desejam realizar pesquisas e trabalhos pedidos pelos professores das diversas disciplinas. Também nesses horários os professores de leitura e informática podem realizar projetos envolvendo os alunos da escola.
Como você vê a gestão administrativa das tecnologias e mídias da escola que você atua?
No âmbito escolar é possível manter um dialogo entre gestão e professor sempre chegando a um acordo quanto ao uso das tecnologias e mídias. Já no âmbito da Secretaria de Educação as normas são muito inflexíveis. As portarias não permitem que ações sejam realizadas no sentido de facilitar o trabalho dentro da escola.
Que ações de gestão você considera importante implementar ou intensificar o uso das diversas mídias e tecnologias nesse ambiente?
Trabalhar com projetos de modo a buscar a interdisciplinaridade, tornando os conteúdos trabalhados significativos para os alunos e permitindo que manifestem suas ideias e inquietações, que mostrem seu potencial criativo e a habilidade em manusear as mídias existentes na realização das atividades do projeto.
Outro ponto importante é flexibilizar os horários de pesquisa e realização dos projetos da sala de leitura e informáticas. Hoje trabalhamos com horários definidos não sendo permitido agendamento fora desses horários, o que impossibilita que muitos alunos participem. Alguns por motivos de transporte, alguns por ajudarem os pais levando seus irmãos menores para a escola longe da qual estuda, outros por participarem de cursos e atividades fora da escola em horários seguidos aos do final ou inicio dos turnos de estudo e assim não conseguem participar desses horários de pesquisa e orientação que a escola oferece.
O protagonismo juvenil é outro ponto importante que deve ser implementado na escola, pois é nesse espaço de organização que os jovens buscam sua autoafirmação como agente ativo de sua formação. É nesse espaço de organização que os projetos são vivenciados pelos alunos tendo a oportunidade de expressar seus pensamentos, seus desejo, suas inquietações e divulgar suas ações.
Neste contexto participativo dos alunos, os recursos midiáticos vem dar voz a esses jovens ao favorecer a realização, promoção e divulgação dos projetos e eventos desenvolvidos.
Segundo José Manuel Moran “ A educação tem que surpreender, cativar, conquistar os estudantes a todo momento. A educação precisa encantar, entusiasmar, seduzir, apontar possibilidades e realizar novos conhecimentos e práticas. O conhecimento se constrói a partir de constantes desafios, de atividades significativas, que excitem a curiosidade, a imaginação e a criatividade” .
Referência Bibliográfica
MORAN, M.J. A educação que desejamos: Novos desafios e como chegar lá. Papirus, 2007, p. 167-169.
Disciplina: Educomunicação
1) O que você entende sobre Educomunicação Ecossistemas Comunicativos e Protagonismo Juvenil?
Protagonismo Juvenil
O Protagonismo Juvenil é um espaço onde acontece a verdadeira educação para a cidadania. Onde o jovem está à frente dos projetos, o que os deixam menos sujeitos à manipulação e influência política. É um espaço de convivência, de troca, de aprendizagem. Onde o jovem, figura principal, expõe conscientemente sua maneira de pensar e agir acerca dos problemas que enfrentam na escola, no bairro e nos espaços sociais dos quais participa. O protagonismo juvenil é a inserção do jovem na comunidade com a qual ele convive de forma que este jovem tenha uma participação efetiva e consciente dos problemas que esta comunidade enfrenta, busque soluções através de mobilizações que venha contribuir para elevar o padrão de vida desta comunidade.
Educomunicação
Entendi que Educomunicação é a junção da educação com a comunicação. Esta junção ajuda no processo de comunicação em todos os níveis, pois faz a mediação entre esses dois campos onde o conhecimento acontece. O objetivo da Educomunicação é formar alunos críticos e criar um ecossistema comunicativo na escola através dos meios multimídia.
Ecossistemas Comunicativos
Ecossistemas Comunicativos são os espaços e os meios onde a comunicação acontece. Na escola podemos dizer que há vários espaços de comunicação, os comunicados escritos, os bilhetes para os alunos, os cronogramas de eventos, as reuniões pedagógicas, conselho de escola e APM, etc. Porem esses espaços precisa ser mais bem aproveitados dado a sua importância para a integração de toda a comunidade escolar. Daí vem à necessidade desses espaços serem valorizados e construídos conjuntamente para que seu objetivo principal, a comunicação, de fato aconteça.
2) Como você vê as possibilidades do uso do rádio na escola. Justifique.
Há uma demanda urgente em formar indivíduos competentes para atuar numa sociedade cada vez mais seletiva. Nesse sentido é fundamental que a escola proporcione espaço educativo que se constitua a partir do dialogo e da reais necessidades de formação dessa população alvo e de suas características culturais. O atendimento a essa demanda depende da criação estratégica de um espaço de produção e difusão de conhecimentos atualizados, em linguagem didática de simples compreensão, através do uso dos recursos midiáticos. Assim, vejo o radio como um recurso midiático de massa que através de uma linguagem atrativa e sedutora podem ser apropriadas por alunos e professores e fazer parte do universo cotidiano educativo através de projetos criativos e inovadores que atende a essa demanda citada.
3) Elabore uma atividade em que o radio seja utilizado em sua escola como fator de elevação do padrão de qualidade de vida no contexto em que está inserido.
Falando sobre dengue
Essa atividade foi elaborada para trabalhar uma questão urgente da comunidade onde a escola está localizada, visto que é uma comunidade ainda em organização, devido ao fato de serem ocupações não muito antigas em que as residências ainda estão em construção. Este fato facilita a proliferação de mosquitos especialmente o que causa a dengue devido ao grande número de criadouros. Por isso pensei em uma atividade que trabalhasse com a prevenção e eliminação de criadouros do mosquito da dengue. Esta atividade será desenvolvida por um grupo de alunos da escola de acordo com o interesse pelo tema.
Uma vez formado esse grupo os alunos passariam por uma formação para que aprofundassem seus conhecimentos. Como é um tema já muito difundido a ideia é envolver alunos e comunidade. Para isso o grupo faria entrevistas com pais e comunidades dos arredores da escola para conhecer realmente o que sabem sobre o tema e como estão agindo para contribuir no controle da doença. Com a permissão deles visitariam suas casas para verificar se há criadouros. Tudo isso sendo gravado e comentado pelos alunos em forma de reportagem. Com esse material colhido seria feita a edição na forma de programa de rádio com musica que os alunos curtem porem com letra modificada por eles que falem da dengue que seria transmitido pelos aparelhos de som da escola em aulas determinadas para que o assunto se desencadeasse em tema de discussão e chamasse a atenção dos alunos para a importância da prevenção no combate a epidemia. Também poderia ser transmitido nas reuniões de pais como uma forma de conhecerem o trabalho desenvolvidos pelos alunos e abordar o assunto mostrando a importância de cuidar bem de seus lares para que tenham um ambiente sadio melhorando a qualidade de vida.
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DISCIPLINA: Módulo Material Impresso
REPORTAGEM
TECNOLOGIA E EDUCAÇÃO ALIADAS NA APRENDIZAGEM DE CRIANÇAS E JOVENS
Cada vez mais o mundo digital se torna presente na educação brasileira. Os adolescentes que frequentam a escola hoje formam uma geração que nasceu na era digital. O computador, a internet, os acessórios tecnológicos fazem parte de seu cotidiano. Por ter uma vida virtual mais intensa são estimulados a escrever em Chat, MSN e blog tendo mais liberdade de opinião e expressão.
São esses jovens que estão nas escolas recebendo uma educação formal, assim a escola precisa estar sempre atualizada e conectada com essas novas tecnologias da informação.
Para Elida Ferrari, professora de informática educativa da rede publica de educação, as novas tecnologias da informação vieram contribuir para a formação de crianças e jovens, uma vez que proporciona a cada um a oportunidade de buscar seu próprio conhecimento, pois assumem a posição de pesquisadores diante da internet, tendo também a oportunidade de publicar seus textos.
E ressalta que embora a tecnologia seja um aliado importante da educação, não podemos perder de vista, que o uso dessa tecnologia nos traz muita responsabilidade que deve ser ensinada às crianças e jovens.
José Ernani Oliveira, professor de matemática e Física da rede pública de Educação diz que o uso das tecnologias auxilia o aluno a compreender melhor os conteúdos ensinados, uma vez que através das pesquisas ele tem contato com fontes diversas de informação, pois basta clicar para se conectar nesse mundo de conhecimento.
Nesse contexto, o papel da escola, além das suas muitas funções, também é gerenciar este conhecimento a que o estudante tem acesso, transmitindo uma postura ética e responsável diante desse mundo de informações. É essencial para a educação que se tenha consciência que a tecnologia é uma ferramenta a auxiliar o processo educativo e que cabe aos educadores usar esse potencial de formar criativa e eficiente.
Ednéia Ronqui Ferrari
Artigo de Opinião
Educação na Cultura Digital
Educação à distância: oportunidade de formação
A educação à distância vem ganhando espaço no cenário educacional brasileiro. Ela tem chegado àqueles que por motivos diversos não conseguem frequentar os cursos presenciais. Por sua flexibilização de horários é possível nos intervalos entre as atividades que desempenhamos diariamente acessar os cursos e estudar. Esta flexibilização e a qualidade dos cursos oferecidos faz com que a procura por essa modalidade de ensino aumente. Nos últimos anos vem se registrando um aumento significativo quanto ao número de matrículas e os cursos oferecidos pelas entidades credenciadas.
Nesta modalidade de ensino o aluno gerencia seu próprio conhecimento e assume uma postura de pesquisador que busca várias fontes de informação, que compartilha aprendizagens, que interage num mundo de conhecimento que tem às mãos. Além disso, nunca perde uma aula, podendo assistí-la quando, onde e quantas vezes precisar para compreender melhor o assunto estudado. Os fóruns também proporcionam momentos de interação e discussão acerca dos temas tratados, sendo possível esclarecer duvidas e expor o conhecimento adquirido.
Assim, acredito que esta modalidade de ensino cada vez mais ganha credibilidade e tende a se fortalecer no pais, dando oportunidade a milhares de jovens e adultos de receber formação de qualidade que os prepare para atuar no mercado de trabalho que se torna mais exigente e seletivo.
Ednéia Ronqui Ferrari
DISCIPLINA: Módulo Material Impresso
Projeto: Uma viagem pela música de Luiz Gonzaga
Público alvo: 9º anos do ensino fundamental
Disciplinas: Artes, Português, História, Matemática e Geografia e informática educativa.
Justificativa:
A escola na qual leciono está inserida numa comunidade da periferia (zona sul) da cidade de São Paulo. Trabalho há 5 anos nesta escola conheço bem a comunidade, pois tenho o costume de fazer o trajeto de casa ao trabalho a pé. Durante estas caminhadas observo que as músicas predominantes ouvidas pelos jovens são rap e funk. Através de pesquisa feita pela escola para a construção do PPP da unidade constatei que a maioria das famílias são provenientes do Nordeste brasileiro, portanto, com uma raiz musical diferente. Estes jovens atendidos pela escola não conhecem a música nordestina. Daí a necessidade de trabalhar a música de Luiz Gonzaga com o objetivo de ampliar o conhecimento e diversificar o gosto musical destes jovens.
Objetivos:
- Diversificar o gosto musical dos jovens;
- Conhecer a história de Luiz Gonzaga;
- Utilizar a música para ampliar o diálogo familiar;
- Conhecer a música e a cultura nordestina;
- Viajar através dos recursos audiovisuais pela região nordestina conhecendo os lugares e os costumes locais da região onde viveu Luiz Gonzaga;
- Conhecer a sanfona, instrumento da música nordestina;
- Aprender a técnica da xilogravura.
Período de realização: 1 bimestre
Mídia utilizada: mapas e cordel
Através desta mídia visitaremos pelo Google Earth os lugares onde viveu Luiz Gonzaga. Poderemos trabalhar as características entre a região nordestina e a Sudeste. Poderemos aprofundar os conhecimentos com a literatura de cordel que trata das questões regionais do nordeste. Com essa mídia impressa os alunos poderão produzir texto ao estilo cordel retratando o que aprenderam em suas pesquisas. Poderão criar ilustrações utilizando a técnica de xilogravura para as músicas de Luiz Gonzaga.
Dinâmica da atividade:
As atividades deste projeto serão realizadas através de pesquisas em sites durante as aulas de informática educativa, através de documentários, entrevistas. Também nas aulas das disciplinas envolvidas serão trabalhados os aspectos geográfico, histórico, cultural, socioeconômico e musical.
Critérios de avaliação:
A avaliação deste projeto acontecerá durante a realização do projeto através de observação quanto ao envolvimento dos alunos, sua participação na realização do projeto. Também poderá ser aplicado um instrumento de avaliação final no qual o aluno terá a oportunidade de apontar suas impressões sobre o projeto
Referências de material para pesquisa:
SÁ, Sinval. O sanfoneiro do Riacho da Brígida. Edições A Fortaleza - 2002.
Projeto: Uma viagem pela música de Luiz Gonzaga
2ª Parte
Desenvolvimento do Projeto
1ª etapa
Sensibilização: O projeto deve iniciar com uma sensibilização. Durante o intervalo será colocado uma música de Luiz Gonzaga (o xote das meninas) para os alunos ouvirem, cantada por Marisa Monte e por Luiz Gonzaga.
Na volta para a sala de aula os professores iniciarão uma conversa com os alunos a respeito da música que ouviram no intervalo, perguntando se eles conhecem quem estava cantando, se perceberam que a música foi cantada por uma voz masculina e por uma voz feminina, se já ouviram esse ritmo de música outras vezes, onde ouviram. E assim nessa conversa o professor irá colher informações ao mesmo tempo em que despertará a curiosidade dos alunos por esse gênero musical. Depois informa aos alunos quem estava cantando a canção explicando a sua importância para a música e que embora não esteja mais vivo suas canções continuam fazendo sucesso tanto que vários artistas as cantam. O objetivo neste momento é estabelecer uma parceria com os alunos para desenvolver o projeto.
Em outro momento poderá ocorrer à visita de um sanfoneiro para que os alunos tenham um contato maior com esse instrumento tão importante neste gênero musical.
2ª etapa
Acordado o projeto com os alunos inicia-se o trabalho de pesquisa buscando entrevistas de Luiz Gonzaga no intuito de conhecer melhor o artista; pesquisar suas musicas para conhecendo as letras, o ritmo; pesquisar a região onde viveu Luis Gonzaga, a sua história.
3ª etapa
Cada professor na sua disciplina trabalhará o tema focalizando questões voltadas para sua área de estudo, por exemplo:
Geografia: poderá trabalhar as questões relacionadas à paisagem local, ao clima da região e suas influências na economia.
História: questões relacionadas ao trabalho no campo, fatos históricos da região, construções históricas da região.
Matemática: a produção e a economia local comparando com a região em que vivemos, trabalhando os fatores econômicos que levam à migração.
Português: literatura de cordel
Artes: a arte nordestina, artistas nordestinos, xilogravura, encenações das musicas.
Informática educativa: animações das letras das músicas de Luiz Gonzaga.
4ª etapa
Organização do trabalho produzido: Todo material produzido nas pesquisas, no trabalho das diferentes disciplinas deve ser organizado para uma apresentação final.
5ª etapa
Apresentação do projeto: Esta etapa é muito importante, ela mostra o resultado de todo trabalho realizado, por isso, deve-se marcar um dia para esta apresentação. Ela deve ser pensada para que toda a comunidade escolar participe: alunos professores, gestores, funcionários, pais. É um momento muito especial. Ele deve mostrar todo o percurso realizado. Ela pode acontecer utilizando os recursos audiovisuais para projeções do material selecionado, exposição das produções escritas, exposição dos trabalhos de arte, apresentação teatrais e musicais, enfim, toda a produção feita pelos alunos deve ser apresentada para que o público possa apreciar.
6ª etapa
Avaliação final: A avaliação final acontece em dois momentos: 1) avaliação dos professores participantes do projeto quanto ao envolvimento e participação dos alunos na realização das atividades do projeto. 2) avaliação dos alunos: através de um instrumental o aluno avaliará sua participação no projeto quanto ao conteúdo aprendido e quanto à apresentação final do projeto.
Esta avaliação tem por finalidade verificar se atingimos os objetivos pretendidos.
Expectativa: Espero com esse projeto que possamos atingir os objetivos propostas e principalmente ampliar o repertório cultural dos alunos.
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DISCIPLINA: Integração de Mídias na Educação
USO DO RADIO NA SALA DE AULA
AUDIO-AULA
Descrição da Atividade
Já que o rádio tem como característica a sensorialidade dando vazão à imaginação e exerce relação emocional nos diálogos, descrevo uma atividade com esse recurso, o rádio, que realizamos este ano na escola que trabalho para incentivar a leitura, pois percebemos que os alunos não sentiam prazer nem motivação para ler livros. A maioria deles quando convidados à leitura escolhiam o livro pela quantidade de páginas que continham.
Diante desse problema desenvolvemos um projeto para incentivar a leitura e inserir os alunos no mundo literário.
Para desenvolver o trabalho utilizamos os recursos de áudio e gravação da escola. Contamos com a colaboração das professoras de sala de leitura e de sala de informática que nos ajudaram na elaboração dos textos e nas gravações de áudio. Como na escola já existe o projeto de alunos monitores na sala de informática convidamos esses alunos a participar do nosso projeto que de imediato aceitaram o desafio.
Preparamos textos sobre alguns livros sem que o final da história fosse contado. Usando recursos de sonorização e voz, os alunos monitores gravaram esses textos no estilo de programas de telenovelas. Com esses programas prontos, preparamos uma caixa de livros, organizamos uma sala para a transmissão, enfim deixamos o ambiente preparado e trabalhamos neste ambiente com as turmas deixando a imaginação fluir. Ao final de cada programa eles sempre queriam ouvir mais. Neste momento os convidávamos a leitura disponibilizando os livros. E assim fomos criando uma rotina de leitura e conseguimos que todos lessem. Alguns com maior interesse. Outros nem tanto. Mas todos leram.
Esse projeto utilizando o rádio como suporte foi realizado durante o ano, culminando em outubro no concurso literário da escola que teve a participação de todas as turmas e a colaboração da editora Paulus.
DISCIPLINA: Módulo Rádio
Nossa proposta, agora, é que você realize uma pesquisa sobre as características do rádio. Liste e explique cada uma delas, relacionando-as, ainda, à educação: como estas características podem ser exploradas em sala de aula?
O rádio como meio de comunicação de massa é o mais popular, o único a levar a informação e o entretenimento para populações afastadas das cidades que não têm acesso a outros meios. Suas principais características são:
Ø Entretenimento – Como entretenimento na sua programação tem programas humorísticos, programas de fofocas, de entrevistas e debates. Na escola podemos gravar ou ouvir com os alunos parte desses programas, refletir com eles a linguagem usada já que não tem o recurso da imagem.
Ø Informação – E capaz de levar de forma rápida a notícia global e local a todos os seus ouvintes. Podemos na sala de aula pesquisar e comparar com nossos alunos a mesma notícia, no jornal, na TV, na Internet e no rádio e após pedir que relatem o que o rádio traz de diferente dos demais meios de comunicação.
Ø Formação cultural – Segundo Roberta Roos Thier no texto Rádio-Educação: uma alternativa pedagógica, diz que “o rádio por ser um meio de comunicação de massa popular que permite o alcance de qualquer pessoa, por seus custos serem baixos e ser de fácil compreensão.” Já foi e ainda é muito usado para formação cultural. Países como Inglaterra, Canadá e Itália, tem emissoras que desenvolveram e tem desenvolvido programação com esta finalidade. No Brasil também várias estações têm garantido espaço para o trabalho na área da educação, especialmente em emissoras vinculadas ao governo, escolas e universidades. Na sala de aula o professor poderá propor aos alunos que realizem pesquisas sobre história da escola, do bairro, do município e socializem as pesquisas como se fossem repórteres de rádio, será preciso que gravem a reportagem.
Ø Prestação de serviços – A prestação de serviço é uma das marcas do rádio brasileiro. Através de seus ouvintes, o rádio desenvolve um trabalho de assistência social desde os mais simples, tais como devolução de documentos perdidos, doação de roupas e calçados, até os mais complexos, como doação de eletrodomésticos, móveis, cestas básicas etc. O rádio realiza campanhas beneficentes, como campanha para a compra de aparelho auditivo, doação de sangue e órgãos, campanha para ajudar regiões afetadas pelas enchentes e pelas secas. Na escola podemos propor aos alunos que façam uma campanha beneficente junto aos demais alunos da escola baseada num programa de rádio, os alunos terão que redigir o texto da campanha que irão fazer, gravar num gravador e divulgar através do Rádio pátio (é a difusão dos programas de rádio via caixas de som, podem ser espalhados pelo pátio, corredores, salas de aula).
Ø Publicidade – O rádio é uma mídia barata, muitas vezes mais barata do que a TV; atinge muito mais pessoas por não ter a obrigação de ser visto, apenas ouvido; atinge todas as classes sociais; o anunciante pode propagar seus produtos com sua loja ainda aberta, enquanto na TV isso não ocorre pois sua maior audiência é a noite. As agências de publicidade têm um profissional especializado em rádio, diretamente ligado ao setor de criação, buscando produzir propagandas radiofônicas com criatividade inovadora e baixo custo, utilizando linguagens que possam atrair grande público. Para se produzir um comercial radiofônico é necessário seguir normas. Escolher uma linguagem que produza sensações; desperte relações com o produto ou serviço através de pontuação, rima, ênfase ou destaque, aumentativos ou superlativos. Na sala de aula o professor poderá explorar com seus alunos a diferença na linguagem usada na propaganda do rádio e da TV, questionar os mesmos do por que dessa diferença e ainda propor que façam uma campanha publicitária para divulgar aos colegas através de uma gravação.
Referências Bibliográficas
Alves, A. Apreciação sobre as características do rádio. Disponível em:
em 03 de dezembro 2010.
Thier,R,R. Rádio-Educação: uma alternativa pedagógica. Disponível em:
<www.forumundialeducacao.org> Acesso:
em 03 de dezembro 2010.
Módulo Rádio. Disponível em:
<http://pos.nead.ufsj.edu.br/Midias/moodle/> Acesso:
em 03 de dezembro 2010.
Rádio (comunicação). Disponível em:
<http://pt.wikipedia.org/wiki/R%C3%A1dio_(comunica%C3%A7%C3%A3o)> Acesso:
em 05 de dezembro 2010.
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DISCIPLINA: TV e Vídeo
Este é o momento para você, após pesquisar, propor como poderia ser trabalhada a TV Digital na escola.
A TV digital poderá ser utilizada como um recurso de educação a distância que trabalha com a ferramenta de interatividade. Para elaborar as suas aulas o professor poderá buscar material multimídia transmitido por radiodifusão, efetuando através da televisão por conexão telefônica, o pedido do material desejado. Também poderá utilizar a TV digital na sala de aula possibilitando o acesso a programa que possa trazer contribuição a aprendizagem como trechos de vídeos, filmes, entrevistas, ou seja, trabalhar com a linguagem visual à qual o aluno já está familiarizado permitindo assim acesso mais fácil a aprendizagem, uma vez que a linguagem visual é de compreensão mais livre e menos rigorosa que a linguagem escrita. E isso pode ser feito porque na TV digital a escolha da programação é acessível, se podendo escolher os horários que deseja ver o programa, já que os decodificadores permitem gravá-los. Assim ao trabalhar um programa questões que surgiram acerca de um tema poderão ser aprofundadas por outros programas ou através de pesquisas na internet, pois ela permite esse acesso.
Nas aulas de matemática os alunos poderão pesquisar sobre autores e assuntos trabalhados enriquecendo o trabalho de sala de aula. Sites como Mathway ajudará o aluno a resolver problema de matemática. Na área de línguas o professor poderá utilizar a programação levantando os programas que os alunos demonstram maior interesse para utilizá-los em sala de aula uma vez que tem a opção de varias línguas para a fala e a legenda. Assim ele poderá explorar a pronuncia, a entonação, a compreensão oral, a compreensão escrita e as nuances da fala (treino de ouvido). Alem de sites como Live Mocha que permite que o aluno se comunique com falantes da língua estudada.
Esses são exemplos de como a TV digital pode ser trabalhada em sala de aula.
Referência Bibliográfica
Saiba tudo sobre televisão digital. Disponível em:
04 de dezembro de 2010.
Televisão digital. Disponível em:
04 de dezembro de 2010.
O que muda na minha TV? Disponível em:
04 de dezembro de 2010
TV digital: Especialistas falam das vantagens do padrão escolhido. Disponível em:
< http://oglobo.globo.com/tecnologia/mat/2006/07/03/284710700.asp>. Acesso.
04 de dezembro de 2010
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DISCIPLINA: TV E VÍDEO
Elabore uma escaleta e depois um argumento referente a um vídeo sobre uma situação didático-pedagógica relacionada à sua experiência no magistério.
VIDEO: UM MUNDO DE FORMAS
ESCALETA:
-Um apresentador (aluno);
-Um casal de jovens (alunos) observando objetos de uma sala;
-Objetos dispostos nesta sala;
-Falas sobre o tema (simetria e assimetria na natureza, simetria humana, beleza, harmonia, diversidades de formas, hexágono, figuras regulares e irregulares);
-Filmar uma Rua de São Paulo;
-Mostrar alguns prédios;
-Edifício CIESP;
-Edifício MASP;
-Hotel UNIQUE;
-Entrevistar transeuntes;
-Falar sobre as formas dos prédios (o que eles lembram);
-Supermercado;
-Mostrar formas nas embalagens dos produtos;
-Relacionar as formas construídas com as formas naturais;
-Mesa com alguns produtos naturais;
-favo de mel (hexágono);
-Girassol e frutas (círculos);
-Carambola, flor de cera (pentágono);
-Fala final incentivando os alunos a observarem as formas a seu redor.
ARGUMENTO:
A intenção deste vídeo é mostrar que as figuras geométricas estudadas na escola são inspiradas na natureza, são cópias das formas naturais e não são de interesse apenas da matemática, fazem parte de tudo que esta à nossa volta, presentes em nosso cotidiano. Por isso, e também como meio de aprimoramento, várias áreas do conhecimento como a Geografia, a Arquitetura, a Física, a Odontologia tem se interessado pela geometria.
Perante a sua importância, e por ser um recurso audiovisual que motiva e desperta a curiosidade dos alunos, será produzido um vídeo que mostre a relação do homem com as formas geométricas.
Em uma sala de aula um professor explica as diversas formas geométricas encontradas no cotidiano dos alunos, despertando o interesse e a curiosidade de todos, o professor para ilustrar e aprimorar suas aulas leva-os para sala de vídeo com o propósito de utilizar um documentário para enriquecer os conhecimentos adquiridos.
O vídeo começa com dois jovens em uma sala observando as formas nela contida como: mesa, quadro da parede, porta, revista. No desenrolar da cena, um apresentador narra o documentário:
- Vivemos num mundo de formas. Você já observou com atenção tudo o que se encontra ao seu redor? Tentem fazer isso observando a sua casa, a rua, o pátio da escola, os letreiros nos outdoors, a sala de aula, paisagens, formas humanas... Às vezes esses objetos nos passa despercebidos, mas se observarmos com curiosidade vai descobrir coisas incríveis, apesar de bem simples.
(O vídeo continua numa rua da cidade de São Paulo).
Apresentador: - Agora vamos mostrar a arquitetura desta imensa cidade. Observaremos a forma de alguns prédios como o MASP com sua forma de livro; o CIESP que parece um escorregador gigante; o hotel UNIQUE que parece um barco.
Enquanto as imagens de cada prédio é mostrada, o apresentador entrevista as pessoas que passam pelo local que falam (suas impressões) sobre as formas desses prédios e o que sentem quando olham para eles.
Apresentador: - As formas também estão presentes nas embalagens dos produtos que utilizamos diariamente, por isso, agora vamos ao supermercado. Mostraremos embalagens de alguns produtos para visualizarmos suas respectivas formas geométricas: cilíndrica como latas de ervilha, milho, molho de tomate; prismas triangulares como a embalagem de chocolate TOBERONE, entre outros.
Ainda no supermercado o apresentador faz uma comparação entre as formas naturais e aquelas aprimoradas pelos homens. Nesta cena, mostra alguns produtos industrializados e seus formatos e logo aparecem imagens do ambiente natural onde essas formas podem ser encontradas, por exemplo, a circunferência de uma laranja cortada ao meio com a base de um enlatado; o formato de uma carambola e a forma pentagonal da flor de cera.
Apresentador: - Enfim, tudo isso nos faz lembrar que a natureza é a nossa grande inspiradora. O que nos faz lembrar que a matemática está muito mais presente no nosso cotidiano do que imaginamos. Então vale a pena conhecê-la mais de perto para melhor entender como funciona o mundo que nos rodeia. Então, vamos lá. Observe e analise as formas ao seu redor e veja a matemática presente.
Para finalizar a sua aula o professor retorna a sala de aula, inicia-se um debate sobre o documentário e segue as cenas dos próximos capítulos.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
UNIDADES 1, 2, 3. TV E VÍDEO. Disponível em:
<http://pos.nead.ufsj.edu.br/Midias/moodle/> Acesso:
10 de dezembro 2010.
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DISCIPLINA: Introdução à Informática e Internet
Baseado nos conhecimentos adquiridos e no fórum da disciplina, elabore um checklist (mínimo de 10 itens) para verificação de condições recomendáveis e desejáveis para uma utilização apropriada, eficiente e segura da Informática e da Internet em um ambiente educacional.
1º - Ter um sistema de firewall instalado no seu computador, como ele permiti somente a transmissão e a recepção de dados autorizados, além de evitar a entrada de vírus, evita também o acesso a sites impróprios aos alunos.
2º - Ter um antivírus instalado e atualizado, para evitar que o computador seja infectado por vírus durante as aulas de pesquisas e leitura de e-mails pelos alunos.
3º - Não abrir arquivo de e-mail desconhecido, para não infectar de vírus os computadores da escola, já que é comum o recebimento de arquivos com vírus.
4º - Não instalar nem rodar programa de origem desconhecida, porque você poderá instalar vírus que irão danificar os computadores da escola e comprometer as aulas.
5º - Desconecte seu computador da rede quando não estiver sendo utilizado, para impedir que alguém apague trabalhos dos alunos, documentos e arquivos dos professores.
5º - Evite sites de relacionamentos (MSN, ORKUT, CHAT), porque além de serem portas para a entrada de vírus podem expor os alunos e colocar em risco a segurança dos mesmos.
6º - Fazer cópia de segurança dos arquivos e programas importantes, como os trabalhos realizados pelos educandos e educadores no âmbito da escola para evitar perdas.
7º - Desabilite a opção de esconder extensões de arquivos, para evitar que os alunos instale despercebidamente vírus que danifiquem a segurança do sistema operacional.
8º - Cuidado ao baixar imagens, muitas vem com vírus e outras são impróprias para menores e não devem ser exibidas no ambiente escolar.
9º - Não compartilhe recursos, se for necessário use senha e não deixe-os compartilhados por muito tempo, pois podem transferir vírus e serem modificados por alunos e funcionários da Unidade Escolar.
10º - Manter sempre atualizados o sistema operacional e os softwares, para manter o seu computador protegido dos mais recentes vírus e de outras ameaças que chegam pela Internet, sendo que o uso da mesma é frequente no ambiente escolar.
11º - No ambiente escolar todos devem ter consciência dos riscos e estar informados de como os prevenir ou minimizar.
12º - Desabilitar o recebimento de cookies, exceto para sites confiáveis, onde sejam realmente necessários e orientar todos os usuários da escola para não abri-los.
13º - Conscientizar os alunos para que evitem fornecer muita informação a seu respeito em sites de relacionamento, pois nenhum site está isento do risco de ser invadido e de ter suas informações furtadas por um invasor.
14º - Orientar as atividades das crianças e adolescentes na Internet, para garantir uma utilização mais segura no âmbito escolar.
15º - Respeitar a política de segurança de uso da Internet, estabelecida pela Rede de Ensino.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
Como funciona a Internet / Segurança no Computador / Riscos / Ações. Disponível em:
<http://pos.nead.ufsj.edu.br/Midias/moodle/> Acesso:
7 de novembro 2010.
UOL SAC - Cartilha de segurança. Disponível em:
<https://sac.uol.com.br/info/cartilha/index.jhtm> Acesso:
7 de novembro 2010.
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DISCIPLINA: Integração das Mídias na Educação
Você está convidado a desenvolver uma atividade pedagógica de uso da TV e vídeo, articulando os conteúdos curriculares abordados em sua sala de aula, procure utilizar um programa de TV ou um vídeo em suas aulas para partilhar suas experiências com os demais cursistas e subsidiar o debate.
USO DE MIDIA NA SALA DE AULA
Filme: Minha vida de João
Este filme tem a duração de 23 minutos. É um desenho animado que não usa palavras para expressar, mas que consegue transmitir claramente a mensagem desejada. Conta a história de João e os desafios que ele enfrenta durante seu crescimento até se tornar adulto vivendo numa sociedade machista. Mostra também a violência familiar e a homofobia, as dúvidas com relação à sexualidade, o uso de preservativos, as doenças sexualmente transmissíveis, a iniciação a vida sexual sem planejamento desencadeando na paternidade.
A atividade
Esta atividade foi planejada envolvendo duas disciplinas: ciências e português. Este trabalho conjunto permite explorar amplamente o tema.
O filme será utilizado para desencadear uma discussão com alunos do 9º ano do ensino fundamental com idades entre 14 e 15 anos sobre os papeis que homens e mulheres exerciam na sociedade passada e exercem hoje na sociedade atual. Fazer uma reflexão se na sociedade atual estes papeis estão definidos. Outra reflexão que podemos desencadear é a sensibilização dos adolescentes para que as questões relacionadas à sexualidade. Conduzir a discussão para que percebam que a sexualidade deve ser tratada respeitando as escolhas de cada um para que desenvolvam de modo crescente uma vida sexual saudável respeitando o seu corpo e o dos outros.
Após este primeiro momento de projeção do filme e discussão com a turma as áreas trabalharão temas mais específicos relacionados às suas disciplinas.
Ciências: - DST e o uso de preservativos
- Gravidez na adolescência
- Violência familiar
Português: - Elementos da narrativa: personagem, tempo, espaço, sequência cronologia.
- Uso do texto não verbal (pois o vídeo não faz uso da palavra para se expressar)
- Se existem limites para a linguagem não verbal
Minha experiência
Esta atividade que relato já desenvolvi junto com a professora de português com duas turmas do 9º ano do ensino fundamental com surdos de idade entre 14 e 17 anos. Com estas turmas foi um trabalho muito bom. Os alunos não tiveram medo nem vergonha de expor suas duvidas e sua maneira de pensar acerca do tema.
Além dos conteúdos trabalhados citados na atividade, eles também realizaram pesquisa na sala de informática da escola sobre planejamento familiar. Compararam através de pesquisas feitas com os alunos das turmas a quantidade de elementos das suas famílias atuais e das idealizadas por eles. Considero que esta atividade veio contribuir para a aprendizagem dos alunos.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
- Filme: Minha vida de João
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--------------------------------------------------------------------------------------------------------------- DISCIPLINA: Integração de Mídias na Educação
JUSTIFICATIVA (descrição da atividade):
É fundamental que a matemática seja compreendida pelos alunos e que não lhes traga medo ou insegurança. Para isso é importante criar um ambiente favorável para a aprendizagem, cuidando sempre para que os alunos tenham confiança na elaboração de estratégias pessoais diante de situações-problema, aprendendo a trocar experiências com seus pares e a cuidar da elaboração, organização e apresentação de resultados.
Assim, a resolução de uma situação problema demanda a discussão de procedimentos desde a leitura e analise detalhada da situação até a elaboração de procedimentos de resolução comparando resultados com os dos colegas e validando seus procedimentos.
Os recursos didáticos tecnológicos vem enriquecer o trabalho do professor e potencializar as aprendizagens dos estudantes. Portanto, a visualização e a leitura de informações gráficas em matemática são aspectos importantes que auxiliam a compreensão de conceitos e o desenvolvimento de capacidades de expressão gráfica.
OBJETIVO:
Possibilitar o desenvolvimento de formas particulares de pensamento e raciocínio que permitem resolver determinadas situações- problema, aperfeiçoamento de atitudes criticas de posicionamento prevendo e tomando decisões perante informações veiculadas pela mídia num contexto significativo para a aprendizagem dos conceitos e procedimentos matemáticos , referentes às informações coletadas.
ANO/SÉRIE:
Esta atividade será aplicada no 9º ano do ensino fundamental.
DISCIPLINAS ENVOLVIDAS:
Matemática e informática educativa.
TECNOLOGIA E MÍDIAS A SEREM UTILIZADAS:
DVDs e os gráficos;
Computador:(excel, planilhas e gráficos- internet, pesquisa).
RESULTADO ESPERADO:
Espero que o trabalho promova a discussão acerca do tema com as informações levantadas, a importância do consumo consciente e desenvolva a habilidade de construir e interpretar gráficos e tabelas.
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DISCIPLINA: Introdução a Educação a Distância
DISCIPLINA: Introdução a Educação a Distância
Ao longo de toda a Disciplina Introdução a Educação a Distância você foi convidado a refletir sobre o perfil desejado para um estudante EaD. Tomando por base este perfil de estudante, cite e comente sobre as competências que um Estudante EaD precisa desenvolver para obter uma Educação de qualidade ao fazer um curso a distância.
Na Educação à Distância o aluno precisa ter competências que estão diretamente relacionadas aos quatro pilares da educação que são:
- Aprender a conhecer ( aprender a aprender, interesse, habilidades);
· Aprender a fazer (crítico, construtivo, interpretar, selecionar);
- Aprender a viver (cooperação, tolerância, respeito);
- Aprender a ser ( autonomia, iniciativa e responsabilidade pessoal).
Eu já tive a oportunidade de estudar nas duas modalidades de ensino, presencial e a distância e posso garantir que aprendi mais na modalidade à distância, o meu compromisso e a minha responsabilidade era maior, porque eu sabia que só dependia de mim, o meu sucesso no curso que conclui. Na modalidade à distância para ter sucesso faz-se necessário que o aluno adquira em primeiro lugar, competência nesse importante pilar da educação que é aprender a conhecer. Ele supõe antes de tudo aprender a aprender, para que o aluno possa beneficiar-se das oportunidades oferecidas pela Educação à Distância, interessando-se e adquirindo habilidades para ir progredindo nas demais competências. O aluno precisa aprender a fazer, interpretando e selecionando as informações às vezes contraditórias, analisando e opinando frente a novas situações, construindo seu espírito crítico e comunicando seus conhecimentos. Aprender a viver e conviver com os outros no ambiente virtual é fundamental, cooperando com o grupo nos fórum de discussões, respeitando as opiniões e sendo tolerante com as opiniões opostas. Na Educação à Distância é preciso aprender a ser, tendo iniciativa para pedir ajuda aos tutores caso seja preciso, autonomia na busca de informações, organização estipulando para si, um tempo e horário de estudos para não se atrasar nas atividades, disciplina para que possa acompanhar com sucesso o curso e responsabilidade com o seu processo de ensino-aprendizagem. O aluno tem que ser ativo para resolver seus desafios e contribuir com seu grupo.
Como diz o Prof Izaias Resplandes de Souza no texto: Aprender a Aprender, publicado no site Recanto das Letras: Estamos no tempo de aprender a aprender. Aquele que souber bem isso estará verdadeiramente preparado para viver. Do contrário, vai morrer de decorar e não vai sair do lugar.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
WIKIPEDIA. Quatro Pilares da Educação. Disponível em: <http://pt.wikipedia.org/wiki/Quatro_Pilares_da_Educa%C3%A7%C3%A3o> Acesso:
16 de outubro 2010.
FREITAS, S. K. Um panorama geral sobre a história do ensino a distância. Disponível em:
<http://www.proged.ufba.br/ead/EAD%2057-68.pdf> Acesso:
15 de outubro 2010.
UNIDADE 1, 2, 3. Introdução a Educação a Distância. Disponível em:
<http://pos.nead.ufsj.edu.br/Midias/moodle/> Acesso:
12 de outubro 2010.
SOUZA, R. I. Aprender a aprender. Disponível em:
<http://recantodasletras.uol.com.br/artigos/1088705> Acesso:
12 de outubro 2010.